quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Conheca uns dos melhores palcos para desenvolver sua street art.

Foto: httpwww.wikiart.orgenjean-michel-basquiatphilistines

Uma construção variável e sem significado constante. A arte que está em você deve ser contemplada. Independente da sua linguagem, manifeste, comunique!

E se você curte a street art, gosta daquele cheiro de tinta fresca e sujar seus dedos de spray, está no lugar certo. Desde os anos 70, a partir do movimento contra cultural, os muros europeus foram introdução para manifestações artísticas de caráter poético-político. Nessa onda o grafite foi ganhando seu espaço e se popularizando em diferentes contextos, tipos e estilos.
Em nosso país foi um pouco mais resistente a valorização dessa arte, até considerada em alguns momentos como rabiscos. Entretanto, o surgimento de artes com muito conceito e de boa qualidade, de artistas como Jean Michel Basquiat, têm ajudado a mudar essa percepção e aberto mais a essa discussão sobre artes públicas.
E como a New Era também está nas ruas, desfrutando desses murais contemporâneos, pensamos em nos aprofundar mais nesses palcos de grafites que temos por aí. Ai vai uma lista das cidades mais top para conhecer suas ruas e street arts:


             1.       SÃO PAULO
              Primeiramente nossa cidade brasileira e palco de muitos grafites irados. Você pode passar pelo famoso Beco do Batman, aquela galeria a céu aberto na Rua Gonçalo Afonso, olhar os traços mais legais no centro boêmio da cidade na Rua Augusta e até ainda ver algum dos cinqüenta buracos que os grafiteiros grafitaram em 2013, como parte da iniciativa #buraqueira para chamar a atenção para a situação do asfalto paulista.
No caso desta cidade, o grafite não só aponta ao prazer estético, mas também ao compromisso social. O grafiteiro Arhur Moriyama, por exemplo, alugou —com apoio oficial— uma plataforma aérea para trabalhar o dia inteiro em 15 obras de 15 metros de altura, que podem ser vistas de longe no conjunto habitacional do Parque do Gato, no Bom Retiro, com a intenção propagar a arte, “é uma região carente, não tem acesso à cultura”.



Foto: http://misturaurbana.com/


2.       LOS ANGELES
O melhor lugar para ver murais de alta qualidade é o Distrito LA Arts. Ele tem uma concentração incrível de paredes e peças de alguns dos artistas de rua mais famosas do mundo, inclusive a réplica do Monte Rushmore que Eduardo Kobra fez, com os quatro presidentes dos Estados Unidos



Foto: http://misturaurbana.com/


            3.       BUENOS AIRES
Não só pelas incontáveis galerias de arte e museus, mas você pode desfrutar de murais artísticos e políticos, que ajudam a compreender a história e atualidade do país.
É fácil. Só sair a pé ou de bicicleta pelas ruas do bairro de Colegiales e Palermo ou pelos espaços culturais, como a galeria Hollywood in Cambodia, você poderá dar uma olhada as intervenções urbanas de artistas como Pum Pum , DOMA , Jaz , Nerf e SAM em praças como  Plazoleta Matienzo y Conesa , Plaza Zinny (ruas Gascón & Gorriti) ou no mural de Alfredo Segatori  nas ruas Libertador y Bullrich.


Foto: http://buenosaires.for91days.com/tag/graffiti/


            4.       SÃO FRANCISCO
      Um dos rolês pra se fazer nesta cidade são os murais Mission District, no centro. Neste bairro, becos e becos cheios de murais vibrantes por toda parte capturam a realidade dos trabalhadores e minorias exploradas desde a década dos 70, inspirados nas tradicionais pinturas dos muralistas Diego Rivera e David Siqueiros.

Foto: http://misturaurbana.com/


            5.       BERLIN
Esta cidade alemã tem todas as contradições típicas das cidades européias: por um lado, as ruas de Berlin têm muita história para contar, e por outro é uma cidade muito conectada com o novo. Berlin tem arte para oferecer pra todos os gostos, desde uma antiga fábrica de gelo abandonada que se tornou uma galeria de arte, passando por o Haus Schwarzenberg até os grafites próximos à Ponte Oberbaum, que são um símbolo da reunificação da cidade após a queda do muro de Berlim, em 1989.

http://misturaurbana.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails