sexta-feira, 30 de agosto de 2013

O cinema e a arte de rua

O cinema é uma das artes mais difundidas atualmente, apesar de ser uma das mais caras para ser realizada. Graças ao cinema, conhecemos histórias e mergulhamos em mundos que talvez jamais existam. Uma outra finalidade muito apreciada na sétima arte é a possibilidade de registro, em imagem e som, das outras artes. Como, por exemplo, da street art – a arte de rua.

Alguns diretores reuniram as duas coisas e fizeram ótimos filmes sobre a street art. Vamos te dar algumas dicas para que você fique ainda mais por dentro dessa história!


Exit Through The Gift Shop (Banksy)

Uma verdadeira caçada ao Banksy. Esse é o espírito desse documentário. Banksy é o artista de rua mais misterioso, controverso e popular do mundo. O filme é um estudo sobre crimes leves, camaradagem e incompetência, alternado o choque, o humor e o absurdo...com alicates e sprays! Ficou curioso, né?

Assista o filme legendado: 




Cola de Farinha.Doc (MaicknucleaR)

O tema deste documentário é o “lambe-lambe”, uma vertente da arte de rua que usa os cartazes como intervenção urbana, tanto para transmitir ideias, como para protestar. O filme apresenta entrevistas com alguns dos artistas que estão construindo a cena artística de rua e o registro de suas ações em uma das maiores cidades do planeta.

Assista o documentário: 





Bomb It (Jon Reiss)

Bomb It é um super documentário do premiado diretor Jon Reiss, que investiga o graffiti e o apresenta como a forma de arte mais subversiva da cultura jovem atual. O filme foi feito em Los Angeles, Nova York, Filadelfia e São Paulo, além de outras cidades. Você nunca mais vai olhar a rua da mesma forma!

Assista o trailer: 




Pixo (João Wainer e Roberto T. Oliveira)

Este filme mostra São Paulo e sua influência internacional como um dos principais elos da street art. Pixo apresenta os pichadores em sua vida real, além de um outro olhar sobre algumas intervenções muito exploradas pela mídia. Ele levanta o debate, mesmo sem fazer perguntas: “pichação é arte ou é crime?”

Assista o filme: 


Bom, são essas as nossas indicações para você! Aperte o play e curta um pouco mais sobre essa arte tão fantástica e feita na rua! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails