quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Paixão pelo futebol em fotos

A gente vive falando sobre NFL, mas nós também somos apaixonados pelo nosso futebol. Por isso, curtimos muito o trabalho do Na Arquiba, um site que traduz em fotos toda a nossa paixão pelo esporte. O projeto foi desenvolvido por três amigos: Raphael Lavor, publicitário; Patrick Rocha, fotógrafo profissional; e Nicolou Niman, produtor. Conversamos com Raphael Lavor, que nos contou um pouco sobre a história.



De onde que veio a ideia do projeto?
Eu trabalhava com o Nicolau em um grande projeto digital ligado ao futebol e nos percebemos que a torcida é um elemento pouco explorado. Na nossa opinião, ela é o verdadeiro combustível dos espetáculos futebolísticos. Conversando com o Patrick, pensamos "Captar as emoções dos torcedores deve render belos registros", e fomos fazer o teste no jogo de 100 Anos do Flamengo x Fluminense. Recebemos muitos elogios e resolvemos de fato iniciar o projeto.



Na descrição do site, vocês falam que um dos seus objetivos é mostrar a real natureza do torcedor brasileiro. Qual seria esta natureza?
O real torcedor é aquele que durante o jogo esquece de tudo que está em sua volta, uma mistura de emoções, euforia, raiva, apreensão, alívio, extravasando toda a paixão que há nele. Nem percebe que está sendo fotografado porque está concentrado no time, na partida.

Que tipo de equipamente vocês utilizam?
Usamos diferentes tipos de lentes e trabalhamos com câmeras profissionais. Às vezes registramos bem de perto e o torcedor nem percebe e às vezes de longe, mais aberto, de costas. Ficamos ligados no pessoal para ver quem é mais expressivo, aquele que xinga mais, aquele que sofre e esperamos os momentos certos de dar o clique, como no ataque, em uma falta perigosa, no gol adversário.



Vocês têm diferentes profissões, qual a contribuição de cada um para o projeto?
Nós três fotografamos Eu sou publicitário e designer, com isso trabalho com tratamento de imagens e ações de divulgação, o Nicolau como produtor também contribui com ideias de ações e o Patrick é o "guru" da fotografia entre nós, já que é fotógrafo profissional.

Vocês costumam ver torcedores usando New Era nas arquibancadas?
Vemos muitos torcedores de New Era tanto dos times, quanto de outros temas, como esportes americanos. Eu e o Patrick somos adeptos também, sempre com os caps na cabeça durante as partidas.



Por enquanto, o Na Arquiba cobre somente jogos do Rio de Janeiro. Vocês pretendem expandir para outros estados?
Começamos e estamos só no Rio, mas com certeza queremos expandir para outros estados, já recebemos alguns pedidos como estados como São Paulo e Minas. Todos temos um time do coração, mas vamos a todas as partidas no Rio, seja de Vasco, Flamengo, Botafogo ou Fluminense. Podemos sentir as diferenças de uma torcida pra outra, é uma experiência irada.

Os caras nos passaram suas fotos favoritas, e a gente mostra aqui:

3 comentários:

  1. QUE ISSO... MUITO MASSAS, TEM QUE ROLAR AQUI EM BH!
    GALO DOIDOOO!

    ResponderExcluir
  2. para dos apaixonados por futebol, um blog...
    só tem fotos do vasco por enquanto pois não tenho muito tempo para ir em outros jogos, além disso como faço tudo sozinho ia ser meio complicado de conciliar diferentes times...

    http://crvgfotos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Prezados, preciso de uma forma de contato comercial com vocês.
    Favor enviarem um email com o contato.
    Aguardo.
    joaohomem@dinheirologia.com

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails