Existem histórias que acontecem com outras pessoas e marcam a vida de muitas outras, não é mesmo? Hoje, vamos contar pra vocês uma história muito interessante.
Oliver Percovich resolveu ir para a Cabul em 2007, acompanhar sua namorada, jovem enfermeira na época. Levou com ele três skates. Infelizmente, o namoro acabou e, sem amigos e sem grana, no Afeganistão, o que sobrou para ele? Os skates!
Resolveu relaxar a cabeça e foi dar umas voltas pelas ruas de chão batido de Cabul. Nessas voltas ele percebeu que as crianças que estavam nas ruas, olhavam muito para ele, com olhos brilhando e sempre perguntavam se podiam brincar com o skate. Logo, ele percebeu que a melhor forma de interagir com aquelas crianças era com o skate, então ele começou a ensinar as crianças a andarem com ele.
Assim surgiu a Skateistan. Com poucos skates para centenas de crianças, Oliver começou a ensiná-las na fonte Mekroyan, que parece uma piscina gigante vazia, em um subúrbio da capital afegã.
Após dois anos ensinando meninos e meninas de diferentes classes sociais – de crianças de rua a filhos de generais – Oliver teve seu reconhecimento em 2009, quando os governos do Canadá, Alemanha e Noruega contribuíram com cerca de 85 mil euros para ajudar a construir o primeiro skate park coberto de Cabul.
Hoje em dia, a escola criada por Oliver tem mais de 400 alunos por semana, que além de treinar com rampas e obstáculos, aprendem inglês, artes, teatro e outras disciplinas. São meninos e meninas, entre cinco e 18 anos, que antes passavam o tempo livre na rua e não tinha acesso algum à educação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário