sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Diário do Jogador :: Luã Fontoura do Porto Alegre Pumpkins

Cada vez mais, cresce a popularidade do futebol americano no Brasil. Para saber como é a vida dos fanáticos pelo esporte da bola oval, a gente conversou com o jogador do Porto Alegre Pumpkins, Luã Fontoura. O cara entrou no time em 2008, com apenas 16 anos, e concilia a atuação em campo com os estudos do Ensino Médio. “Como os treinos e jogos são nos finais de semana fica mais fácil, mas ainda assim é complicado”, afirmou Luã.



O Pumpkins, fundado em 2004 na capital gaúcha, está se dando muito bem no Campeonato Brasileiro de futebol americano e já garantiu passagem para as quartas de final em Cuiabá. Veja o que ele nos falou:

Como você começou a se interessar por futebol americano?
Me interessei pelo esporte através do meu irmão, Fernando, que acompanhava alguns jogos pela tv. Desde então, não parei mais.

O que te chamou atenção no esporte?
Sem dúvida, querer saber o que era aquele tipo de proteção que os atletas usam nos jogos, não tinha ideia do que era.



O que a tua família e amigos acham de você se dedicar ao futebol americano?
A família sempre me apoiou, sempre está comigo nos jogos, torcendo, participando, gritando pelo sucesso do time dentro de campo. No começo, com os amigos foi complicado, achavam que não me levaria a lugar algum, que não era futuro pra mim. Hoje, os Pumpkins estão nas quartas de final do Campeonato Brasileiro de Futebol Americano, e fico me perguntando o que aqueles que não acreditavam em mim pensam agora.

Como ficou sabendo da existência do time?
Como comecei a acompanhar jogos com meu irmão, fui procurar na internet se existia algum time em Porto Alegre. Acabei colocando no Google “Futebol Americano em Porto Alegre”. Achei os Pumpkins e, desde então, faço parte da equipe.



Qual a sua posição e qual a importância dela para o jogo?
Tenho duas posições: kicker e wide receiver. O kicker é o chutador. Aquele cara que põe a bola em jogo nos kickoffs e tem a extrema importância de chutar os Field-Goals. Wide receiver é o jogador que é apto a receber os passes do quarterback. Basicamente, é um cara rápido e com uma boa explosão. Sua função, além de receber os passes, é ficar livre o máximo possível, tentando se livrar de seu marcador, para facilitar as coisas para o QB. É uma das posições mais importantes, pois é ele que realiza as "big plays", ajudando seu time a ganhar as jardas dentro de campo. Sua principal função é marcar um touchdown, na qual, que vale 6 pontos.

É muito difícil vocês encontrarem locais para treinar em Porto Alegre?
Os Pumpkins treinam na ESEF, Escola de Educacão Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mas claro, tudo tem um custo, então precisamos pagar o aluguel do campo. Quando não conseguimos alugar o campo, treinamos em um dos campos de um parque de Porto Alegre. O problema é que ele está em precárias condicões. Campo desnivelado, buracos, mais terra do que grama. É complicado. Os outros campos com boas condições ou não pode ser alugados ou são muito caros.

Momento inesquecível no time?
Sem dúvidas, meu touchdown contra o outro time de Porto Alegre, pelo campeonato gaúcho de 2010. Era final do jogo, último quarto, faltando 30 segundos para o término. O quarterback do nosso time chamou a jogada, corri até a end zone e, sob forte marcação de dois defensores adversários, consegui receber o passe, e levar os Pumpkins a mais uma vitória. Depois daquele jogo, recebi total confiança dos meus companheiros de equipe.



Qual a emoção de estar nas quartas de final do Campeonato Brasileiro de Futebol Americano?
Maior impossível! Nós estamos trabalhando cada vez mais duro, a cada temporada que passa, estamos buscando objetivos maiores dentro da competição. Há alguns anos, não me imaginava tendo que viajar de avião para Cuiabá para enfrentar o Arsenal, time que já foi campeão brasileiro em temporadas passadas. É uma oportunidade única, e saber que nosso time está entre os oito melhores do país, a dois jogos do Brasil Bowl, é de ficar emocionado.

Quais são os próximos times que vocês enfrentam?
Enfrentaremos o Cuiabá Arsenal, no Mato Grosso, no dia 27 de outubro. Se nós ganharmos a partida, jogaremos contra America Bulls ou Botafogo Espectros. Estamos torcendo para que os Espectros vencam, pois então iremos jogar em casa.

2 comentários:

  1. Pumpkins o melhor time do pais

    ResponderExcluir
  2. Esse time anda por si só , é o team com mais garra que ja vi e o mais sobrenatural com que ja tive a honrra de ser adversário , eles tem uma força e uma gana de vencer e de se superar, fui adversario, mais na verdade eu gostaria de estar jogando com eles , eles sao superiores em sua atitude.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails