terça-feira, 27 de janeiro de 2015

O Futebol Americano no Brasil


       Um dos maiores eventos esportivos do mundo, o Super Bowl, é no dia 1 de fevereiro. Ele nos contagiou tanto que resolvemos conversar com quem entende muito do assunto e, de quebra, mostramos que no Brasil também temos Futebol Americano!

Lucas David é apaixonado por futebol americano, já jogou em um time brasileiro, o Recife Mariners, e hoje faz parte da comissão técnica e da diretoria do time. Confere aí o nosso bate-papo com ele!


           Como começou seu amor pelo futebol americano?
        - Acho que em 2003. Eu comecei a acompanhar esporadicamente e aconteceu comigo o que acontece com qualquer pessoa que assiste um jogo completo de futebol americano: fica procurando quando será o próximo, e o próximo, e o próximo! Quando você vê, já tá assistindo qualquer coisa referente ao esporte.


            Como você começou a jogar?
         - Eu comecei a jogar em 2007, no Recife Mariners. Nas transmissões na ESPN, eu via que estava começando a pipocar de times de futebol americano no Brasil, com campeonatos estaduais já estruturados, e fui procurar no bom e velho Orkut sobre futebol americano em Pernambuco. Aí entrei no Recife Mariners, único time do estado na época, e estou nele até hoje. Já não jogo desde 2011, atualmente sou da comissão técnica, como Coordenador Ofensivo, e da diretoria do time.




             Você pode contar um pouco sobre Campeonato Brasileiro de Futebol Americano?
            Como surgiu a ideia? Como vocês encontraram times do país inteiro para criar o campeonato?
- Surgiu como qualquer outro campeonato de esportes. Os times existiam e queriam jogar entre si. Antes, com menos estrutura, os jogos interestaduais eram em sua maioria amistosos ou torneios de final de semana. Depois, com a criação da Liga Brasileira de Futebol Americano, passamos a ter o primeiro campeonato nacional de fato. Aqui no Nordeste, por conta da proximidade dos estados, sempre existiu uma associação de times, que deu origem a Liga Nordestina de Futebol Americano. A liga passou a integrar o campeonato brasileiro a partir de 2012 como uma espécie de conferência nordeste, classificando o campeão para os playoffs. Achar time para jogar é fácil, acho que atualmente existem mais de 150 times de futebol americano pelo país e todos estão nas redes sociais.







              Novos times podem participar? Como?
          - No caso da Superliga Nacional, campeonato que o Recife Mariners disputa, existem duas formas de ingresso de novos times. Na Superliga Nordeste, os times devem se inscrever num ano para participar da liga no ano seguinte, disputando uma fase preliminar com os times que não se classificaram e com os rebaixados do ano anterior. Na Superliga Centro-Sul, existe a Liga Nacional, uma espécie de divisão de acesso, que no ano passado garantiu aos três primeiros colocados a chance de disputar a Superliga esse ano.



              A seleção brasileira vai disputar uma vaga no mundial. Como você se sente vendo que o esporte está conseguindo dar os primeiros passos no país? Você acha que o Brasil tem boas chances?
           - O orgulho alheio é muito grande. Principalmente porque tenho alguns amigos diretamente envolvidos no projeto da seleção. Tem também o orgulho alheio por estar vendo o esporte crescer. Tem muito a ver com o tipo de cabeça que os dirigentes têm, diferente dos esportes mais antigos no país. Sobre as chances da seleção é difícil afirmar porque é impossível achar vídeos da seleção do Panamá, adversária do Brasil, jogando, mas confio plenamente na qualidade do grupo convocado.

               Quais são as maiores dificuldades de praticar o esporte no Brasil?
             - Apoio. Não apenas apoio financeiro direto, é algo bem maior. Por ser um esporte novo, o jogo causa preconceitos desde administradores públicos que não liberam estádios porque dizem que vamos estragar o gramado, a patrocinadores. Mas as dificuldades são boas porque nós vamos quebrando aos poucos. Em novembro realizamos a final da Superliga Nordeste em um jogo na Itaipava Arena Pernambuco, o primeiro em arenas da copa, com um público pagante de mais de 7 mil pessoas, transmitido pela internet para todo o Brasil e que foi um sucesso.


                Para qual time você torce na NFL?
               - Kansas City Chiefs.




                Quem é o seu jogador favorito?
                - Jamaal Charles.

                Quem você acha que leva o Super Bowl?
               - Essa é uma afirmação difícil, com grandes chances de zicar, mas pela maturidade do time eu aposto no Green Bay Packers.





E se você quiser saber um pouco mais sobre o Recife Mariners, dá uma olhada na fanpage deles! Os caras são profissionais! https://www.facebook.com/RecifeMariners

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails