sexta-feira, 11 de julho de 2014

Conheça o trabalho do Grupo OPNI

Formadores de opinião da New Era Brasil, o Grupo OPNI é um coletivo de graffiteiros de São Mateus (zona leste da cidade de São Paulo). Formado em 1997, a sigla ‘OPNI’ originalmente significa ‘Objetos Pixadores Não Identificados’, mas também já significou ‘Os Policiais Nos Incomodam’ e ‘Os Prezados Nada Importantes’.



O grupo nasceu formado por aproximadamente 20 jovens da periferia de São Paulo, mas com o tempo, o destino mudou a vida de alguns dos antigos integrantes: alguns abandonaram a atividade pela família e trabalho, outros, infelizmente, foram presos ou faleceram. Apesar dos altos e baixos, o grupo sempre manteve seus objetivos, consolidando o seu trabalho nas artes visuais.


Toddy e Val são hoje os responsáveis pelos traços e cores que retratam o cotidiano periférico, elaborando murais e exposições “artivistas”. Um dos principais projetos do Grupo OPNI é a “Galeria a Céu Aberto”, onde os artistas mantém, desde 2009, em sua comunidade de origem, um percurso repleto de intervenções. São ruas e vielas graffitadas que inspiram comunidades e ressignificam um território marcado pela pobreza e exclusão social.
A relação com a cultura afro-brasileira é uma característica marcante nos trabalhos do Grupo OPNI.



Em sua trajetória de 17 anos, o Grupo OPNI: fundou, junto a outros coletivos culturais, a ONG São Mateus em Movimento, maior articuladora cultural na região (2008); participou da 1ª Bienal Internacional Graffiti Fine Art no MUBE (2010); interpretou os painéis “Guerra e Paz”, de Cândido Portinari, no encerramento da exposição em São Paulo (2012); recebeu o prêmio de melhor grupo de graffiti no “1º Prêmio Mundo da Rua” (2012); customizou o tênis do astro americano de basquete, Kobe Bryant, a partir de um convite da marca Nike (2013); recebeu o prêmio do edital PROAC HIP HOP nº35/2013 com o projeto “Galeria a Céu Aberto de São Mateus: Graffiti e Rodas de Conversa” (2013); e foi convidado para representar o graffiti brasileiro no 45º “New Orleans Jazz & Heritage Festival”, que acontece nos Estados Unidos (2014).








Fonte: http://site.grupoopni.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails