quinta-feira, 20 de junho de 2013

A história do surf!

Quem curte uma prancha todo final de semana na praia provavelmente não deve saber os detalhes desse esporte tão específico. A New Era deu uma pesquisada para vocês e hoje vamos pegar onda nessa história!

Você conhece a história do surfe? Os primeiros relatos dizem que o esporte foi introduzido no Havaí pelo rei polinésio Tahito. Mas, em 1778, quando o navegador James Cook descobriu o arquipélago do Havaí, ele afirmou que já existiam surfistas no local.

O reconhecimento mundial veio no início do século XX, com o havaiano Duke Paoa Kahanamoku, considerado o pai do surf moderno. Nas Olimpíadas de 1912, em Estocolmo, onde Duke ganhou uma medalha de ouro na natação, o mundo ouviu falar do Havaí e do surf pela primeira vez. Duke fez o mundo saber que ele era um surfista e que o surf era o ato de "cavalgar as ondas do mar". Com isso, o arquipélago e o surf passaram a ser reconhecidos internacionalmente.

No Brasil, as primeiras pranchas, chamadas de "tábuas havaianas", foram trazidas por turistas. O surf só foi reconhecido como esporte pelo Conselho Nacional de Desportos em 1988. Atualmente, a Associação dos Surfistas Profissionais (ASP) é quem regulamenta e traça as diretrizes do esporte.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails